domingo, outubro 16, 2005

Sond. Result.: Melhor Filme Sobre Relacionamentos, dos Últimos Tempos?

Caros cinéfilos,

Está terminada mais uma sondagem: desta feita, "rodada" em torno dos filmes sobre relações, de onde se extraem algumas das pérolas do cinema.

Saliente-se que, de entre as mais de 20 opções, a variedade de respostas não foi muita; pelo contrário, repartiu-se por apenas 8 dos filmes mencionados, obtendo todos eles resultados aproximados - à excepção do vencedor, que conquistou 35% dos votos.

Lost in Translation - O Amor é um Lugar Estranho, a masterpiece de Sofia Coppola estreada em 2004, parece ter chegado, em definitivo, ao coração dos espectadores, mesmo sendo um filme vago, mais etéreo do que óbvio, centrado notoriamente nos desempenhos de Scarlett Johansson e Bill Murray. Estes interpretam, respectivamente, uma jovem desencantada com o namorado, perdida em Hong-Kong, e um actor com pouca paciência para tudo em geral, que se encontra na mesma cidade para filmar um anúncio publicitário. Os dois conhecem-se, e surge aqui uma relação que não chega a ganhar definição, acabando por ficar no segredo dos deuses (ou da realizadora).

Em segundo lugar, ex-aequo, temos Closer - Perto Demais e O Despertar da Mente, dois filmes bem diferentes mas que, cada um à sua maneira, marcaram as estreias cinematográficas de 2004. O primeiro é um genial retrato das relações ao género teatral, um filme de personagens em que quatro actores (com destaque para Clive Owen e Natalie Portman) dão corpo a uma autêntica tragicomédia da vida privada, pontuada por uma crueza e sordidez impressionantes. Já o segundo é o apogeu do actor Jim Carrey, aqui bem longe dos registos ridículos da comédia para protagonizar um filme em que se observa e se filma, de modo muito peculiar, o drama e a confusão mental inerentes ao fim de uma relação afectiva.

Por fim, foram também preferidos pelos votantes As Horas (13%), um drama marcante sobre as vidas de 3 mulheres que se cruzam no livro "Mrs. Dalloway", de Virginia Woolf. As Regras da Atracção e Uma Casa no Fim do Mundo (ambos com 4%), denotam mais uma vez a heterogeneidade presente nas opções: um filme sobre a adolescência e os problemas de crescimento e de identificação de sentimentos, e uma história de amizade resistente ao tempo e às paixões irracionais, onde Colin Farrell prova novamente os seus créditos como actor dramático. Disponível para Amar, de Wong-Kar-Wai, e Os Sonhadores, de Bernardo Bertolucci, obtiveram a mesma pontuação.

As restantes 16 opções não obtiveram qualquer voto por parte dos visitantes.

O Cine7 informa ainda que já está a decorrer uma nova sondagem: Filme Favorito de James Cameron?, que pretende descobrir qual é, por parte dos visitantes do Cine7, o filme favorito deste galardoado realizador canadiano.



Cumprimentos,

® Equipa