domingo, setembro 11, 2005

Sond/Result.: Qual o Melhor Filme sobre a Adolescência dos Últimos Tempos?

Caros cinéfilos,

Já demos por encerrada a votação da sondagem para saber qual dos filmes sobre a adolescência surgidos nos últimos anos é o preferido dos visitantes do Cine7.

De uma selecção de 20 títulos - e mesmo assim algumas películas tiveram que ficar de fora - com um total de 30 votos, Donnie Darko foi o vencedor, conquistanto 30% das preferências. Assinalando a estreia de Richard Kelly, este notável filme de culto proporcionou um dos mais criativos olhares sobre a juventude que o cinema americano apresentou recentemente, mesclando esquizofrenia, fantástico, uma atmosfera singular e dando a conhecer um grande actor: Jake Gyllenhaal.

No segundo local verificou-se um empate de três obras, tendo cada uma reunido 10% dos votos: As Virgens Suicidas, outro aclamado e encantatório filme de culto que marcou a estreia de Sofia Coppola na realização; Elephant, que proporcionou uma muito original perspectiva sobre actos terroristas num liceu e ficará como um dos picos da filmografia de Gus Van Sant; e Os Sonhadores, o polémico e magnífico retrato das experiências de três adolescentes durante o Maio de 68, proporcionado por Bernardo Bertolucci.

Outro empate marca os dois títulos colocados em terceiro lugar nas preferências dos votantes: E a tua Mãe Também, a mais refrescante obra do mexicano Alfonso Cuáron, um envolvente misto de road movie e drama coming of age; e Ghost World - Mundo Fantasma, de Terry Zwigoff, um dos mais entusiasmantes filmes indie norte-americanos dos últimos tempos sobre o quotidiano desencantado de duas adolescentes dos subúrbios. Ambas as películas reuniram 7% dos votos.

Todos os outros filmes da sondagem registaram apenas um ou mesmo nenhum voto.

O Cine7 informa os seus visitantes que já está a decorrer uma nova sondagem: Que Classificação dás ao Cinema Português?, onde se pretende averiguar o estado do cinema que vai surgindo por cá.




Cumprimentos,

® Equipa

2 Comments:

At 2:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho que falta um filme europeu que retrata de forma brilhante e realista os problemas dos jovens adolescentes que é o "Fucking Amal". Se alguém já o viu por favor comente...

 
At 10:23 da manhã, Blogger gonn1000 said...

Não vi esse, mas inicialmente pretendíamos incluir "Lilja 4-Ever", também do Lukas Moodysson, entre as opções da sondagem, apenas não o fizémos por falta de espaço na lista (que só pode conter até 20 títulos, o que levou à exclusão de outros filmes como "Na Maior!" ou "Vida Interrompida", por exemplo).
Obrigado pela sugestão.

 

Enviar um comentário

<< Home