segunda-feira, junho 19, 2006

Sympathy for Lady Vengeance

Título Original:
"Chinjeolhan geumjassi " (2005)

Realização:
Chan-wook Park

Argumento:
Chan-wook Park & Seo-Gyeong Jeong

Actores:
Lee Yeong-ae - Geum-ja Lee
Kim Shi-hu - Geun-shik
Nam Il-woo - Detective Choi


Em 1991, Lee Geum-ja (Lee), uma estudante de 19 anos, é condenada pelo rapto e homicídio de uma criança de cinco anos, num caso que emocionou a nação, com direito a cobertura intensa pelos media. É libertada da prisão depois de cumprir uma pena de 13 anos. Durante esse período, abraça a religião e as suas acções em prol das outras prisioneiras, sacrificando o seu tempo e algo mais, com uma dedicação inabalável, valhem-lhe o epíteto de "Simpática Ms. Geumja". Em 2004, sai da prisão com um plano para executar e um objectivo claro e bem definido: a vingança.

Sympathy for Lady Vengeance finaliza de forma competente a trilogia de vingança iniciada com Sympathy for Mr.Vengeance e aclamada com Oldboy (vencedor do grande prémio do júri do festival de Cannes), do realizador coreano Park Chan-Wook, um valor seguro da nova vaga de cineastas oriundos da Ásia.

Trata-se do filme, dentro da trilogia, que melhor equilíbrio encontra, digamos entre o entretenimento de massas e a marca autoral do realizador. Dito por outras palavras, é o filme mais acessível a todo o público sem deixar de conter as marcas características que tornaram Park Chan-Wook um realizador a ter em conta no panorama actual da sétima arte.

Sympathy for Lady Vengeance é o mais belo de todos a nível de fotografia e jogo de cores. Sem dúvida que os planos de câmara do cineasta atingem uma beleza estética incontornável e que fica memorizada após a visualização do filme. Por outro lado, é o que apresenta menos violência, embora a motivação da protagonista seja legítima e por ventura justificada. No entanto, quem estiver à espera de algum choque a nível da violência vista nos dois primeiros capítulos da saga de vingança, poderá ficar um pouco desapontado, uma vez que a abordagem de Chan Wook é mais poética e estética e consequentemente, menos chocante.

O uso de diálogos em inglês, a espaços, no filme e este equilíbrio reinante poderão indiciar uma aproximação deliberada ao mercado ocidental, porventura reflexo da aclamação do seu antecessor, Oldboy. A actriz principal é brilhante, luminosa e transformada pelo cineasta como uma espécie de anjo negro ao serviço de uma vingança, no seu entender, justa e tardia.

Sympathy for Lady Vengeance, é apesar de tudo uma abordagem ligeiramente diferente à temática da vingança, na medida em que se trata de uma história de redenção. Peca, apenas no meu entender por um clímax final não tão apelativo, não deixando de ser um fecho em grande da trilogia de vingança. Não sabendo se terá estreia agendada para Portugal, pelo menos houve a oportunidade de o visionar no Fantasporto de 2006. Quem o conseguiu visionar, pode-se considerar um sortudo. Para os restantes resta aguardar e ver se teremos hipótese de ter por cá mais uma obra-prima deste fabuloso cineasta.

® Sérgio Lopes