Mean Creek
Título Original: "Mean Creak" (2004) Realização: Jacob Aaron Estes Argumento: Jacob Aaron Estes Actores: Rory Culkin - Sam Trevor Morgan - Rocky Josh Peck - George |
Na pequena cidade de Oregon, o tímido Sam (Rory Culkin) confessa ao seu irmão mais velho Rocky (Trevor Morgan) que todos os dias George (Josh Peck), um colega seu da escola, lhe bate. Os dois começam então a planear a vingança perfeita, juntamente com outros amigos...E um passeio pelo rio, parece ser o ideal!
E é durante este passeio, que estes amigos se vão conhecendo e revelando os seus dramas e conflitos entre eles. Porque todos eles têm problemas que os afectam e que os levam, por vezes a cometer loucuras...
Enfim, este poderia ser apenas mais um daqueles filmes tipicamente adolescentes, em que o amor parece ser a solução para tudo e tudo acaba ás mil maravilhas. No entanto, aqui encontra-se um fiel retrato da adolescência, com tudo o que ela traz de bom e de mau. Nada de diálogos complicadíssimos...aqui a linguagem é directa, estilo "calão" porque afinal é assim mesmo que os adolescentes falam e até os adultos na sua intimidade!
A grande mais-valia de Mean Creek são realmente todos os seus pequenos grandes actores. Não consigo destacar nenhum e posso afirmar com 100% de certeza, que nunca tinha visto tamanha qualidade de crianças/jovens na representação num filme dramático!
O trabalho de realização de Jacob Aaron Estes é igualmente notável e dificilmente se poderia ter saído melhor no seu primeiro filme. Através dos silêncios do rio e da banda sonora, foi possível criar um ambiente triste e melancólico apropriado a Mean Creek.
A única crítica que poderei fazer é a existência de uma fotografia (por vezes) demasiado clara e alguns silêncios um pouco longos...
Esta obra esteve em destaque no IndieLisboa 2005, onde obteve boas críticas e só tenho pena de não a ter visto antes...É um bom filme independente!
® Mário Lopes
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home